Menu fechado

Qual tensão utilizar? (1)

A própria raquete vem com a descrição da tensão recomendada.

Isso varia muito de marca e modelo. 50 – 60lb / 47-57lb / 52-62lb são alguns exemplos.

Esse é um tema que merece especial atenção, pois é algo muito pessoal e característico de cada jogador.

Qual a tensão ideal devo usar em minha raquete?

A resposta a esta pergunta é: depende.

Quer mais controle ou potência?

Qual tipo de corda está utilizando?

Qual a trama de cordas de seu modelo de raquete?

Será encordoada em máquina convencional ou digital?

Potencia X Controle: a regra básica é que quanto mais apertadas as cordas, ou seja, mais tensão, maior será o controle. E quanto mais frouxas, maior a potência.

Uma antiga propaganda da Pirelli já dizia: “potência não é nada sem controle”… 🙂 em resumo, deixando as cordas mais frouxas, vc precisará de menos esforço nos golpes , no entanto, ao rebater uma bola mais “pesada” precisará dosar o golpe de forma técnica para fazer com que sua bola caia dentro da quadra adversária, caso contrário é muro!

Jogadores com swing curto podem usar tensões mais leves. Já quem tem o golpe mais longo deve optar por calibragem mais altas. Outro fator a ser analisado é sobre qual tipo de corda utiliza.

Conforme vimos em outros posts, temos cordas mais macias e confortáveis e outras mais duras.

A regra geral é que as mais macias perdem a tensão mais rapidamente (nylon, multifilamento, tripa natural ou sintética). As mais duras (monofilamentos de copolímero) perdem pouca tensão.

Sendo assim, utilizar um pouco mais de tensão nas cordas mais macias seria o ideal, já que haverá perda durante os jogos.

Quem utiliza as cordas de copolímeros consegue mais precisão pois sofre menor variação de tensão neste tipo de material.

Mas também existe o encordoamento híbrido, onde há a mistura de 2 tipos de cordas, sendo recomendando usar a corda dura na vertical e a mais macia na horizontal. Nesta configuração, o ideal é utilizar diferentes tensões, ou seja, cordas horizontais (mais macia) com mais tensão do que a cordas verticais (mais duras).

No próximo post falaremos mais sobre este tema. Até lá! Abraços

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *