Trama de cordas e tamanho da cabeça da raquete 🎾
Existem diversos tamanhos de cabeça de raquete e trama de cordas. Vamos lá: uma raquete de cabeça 95 com trama de cordas 18×20 é uma configuração extremamente fechada (no sentido de abertura de cordas) e vai produzir o máximo de controle de bola, além do menor desgaste das cordas, afinal elas irão correr, se movimentar, muito pouco no momento da batida. Uma cabeça 100 com trama de cordas 16×18 é mais aberta, gera mais potência, porém, mais desgaste nas cordas, afinal elas se movem mais gerando mais fricção entre elas, ocasionando menor vida útil. Aqui fica evidente que pela lógica, padrão de corda mais aberto pede maior tensão no encordoamento, enquanto padrão mais fechado uma tensão menor.
Vou utilizar um exemplo prático e real.
Minha raquete é uma Prokennex Kinetic Ki10, 290g, cabeça 100, com padrão de cordas 16×19. Utilizo a corda Signun Pro Plasma 1.23 (copolímero que oferece precisão e conforto). Meu swing (movimento do golpe) é médio-longo. A Prokennex Ki 10 é uma raquete equilibrada, voltada levemente para o controle de bola. Com todos esses dados, e claro, só aplicando na prática pra vc tenista saber realmente o que funciona, optei pela tensão de 55lb. Mas calma meus amigos, tem um detalhe aí. Meu encordoador utiliza uma máquina convencional. Conheço o estilo dele. Sei que a tensão ideal é essa devido a muita prática e muitos testes com diferentes cordas e tensões. Sendo assim, minha escolha entrega aquilo que busco nos meus jogos, controle e precisão nos golpes além do conforto.
Mas e se a máquina de encordoar for uma dessas mais modernas, as máquinas digitais, será que eu optaria por 55lb também?
Essa resposta virá no próximo post.
Até lá.
Abraços
gostei do site parabéns pelo trabalho
Obrigado pelas palavras Felipe!
🙂
Abraços