Chegamos ao último capítulo da nossa série sobre cordas.
Iniciamos a série explicando sobre os tipos de materiais existentes e suas características. Depois falamos sobre a escolha da tensão do encordoamento e um pouco sobre as diferenças das máquinas de encordoar raquete:
convencional X digital.
Hoje vamos falar sobre o encordoamento 2 e 4 nós. Existe alguma diferença? De pronto vamos responder que não existe diferença. Vamos lá:
Características do encordoamento com 2 nós:
Utiliza menos corda, pois são necessários apenas 2 nós. Trabalha com um pedaço maior de corda, marcando o ponto onde vai ser dado o nó e outro que vai passar pelo sentido das crosses. No encordoamento de 2 nós utiliza-se o set completo (entre 10 e 12 metros), ou seja, um único pedaço de corda.
Com 4 nós:
Utiliza mais corda. Trabalha com pedaços menores de corda, cerca de 6 metros cada, ou seja, ½ set para as verticais e ½ set para as horizontais. Não é necessário medir o lado que vai o nó e o lado que passa a corda no sentido das crosess. São mais nós, o que dá mais trabalho, e também pode levar a perda de tensão (é recomendado colocar algumas libras a mais ao puxar a última corda antes de dar o nó para compensar essa perda de tensão). Quando aplicado com duas tensões diferentes, como por exemplo, 50 libras nas crosses e 48 libras nas mains, é necessário utilizar 4 nós.
Não podemos esquecer que por via de regra, o correto é sempre seguir a recomendação da marca fabricante da raquete. As raquetes Head e Prokennex, por exemplo, pedem encordoamento com 4 nós. Mas nada impede de encodoar com 2 nós. No entanto, ao escolher um encordoamento híbrido, o encordoador obrigatoriamente deverá optar pelo 4 nós.
Chegamos ao fim de nossa série. Espero que tenham gostado.
Abraços a todos!